Inauguração do Centro Interpretativo da Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica
Um espaço expositivo e interpretativo onde os conteúdos, o mobiliário de exposição e os jogos interativos foram pensados e desenhados para valorizar a biodiversidade e o homem.
É mais um equipamento que tem como princípio e como propósito a valorização de um território onde o homem e a natureza coabitam em perfeita harmonia, uma simbiose que valeu à Meseta Ibérica a distinção, atribuída pela UNESCO, de Reserva da Biosfera. Esta distinção é gerida pelo Agrupamento de Cooperação Transfronteiriça – ZASNET, que é a entidade responsável pela criação de quatro centro interpretativos, dois do lado português (Vila Flor e Vimioso), e dois do lado espanhol (Zamora e Salamanca).
A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica (RBTMI), abrange 87 municípios, 12 em território português e 75 em território espanhol. Com uma área total de 1.132.607 ha, é a maior da Península Ibérica e a maior Reserva da Biosfera transfronteiriça da Europa. A sua missão é contribuir para a conservação de paisagens, ecossistemas, espécies e a biodiversidade e, em simultâneo, impulsionar a valorização o desenvolvimento, social, cultural e económico.